restituição do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

5 dicas sobre despesa em Leilão de imóveis

Ao comprar imóveis em leilões, é importante fazer um planejamento financeiro adequado, levando em consideração outros gastos, para verificar a viabilidade financeira do negócio.  

 Abaixo falamos de cinco dessas despesas:

Comissão do Leiloeiro

O valor pago ao leiloeiro costuma ser um percentual do lance vencedor, sendo comum uma comissão de 5% (cinco por cento), principalmente para imóveis.

Imposto sobre a Propriedade Predial (ITBI)

O ITBI varia entre 2% (dois por cento) e 3% (três por cento) dependendo do município.

É importante calcular esse valor com base no valor do arremate no leilão. ( clique e veja: restituição do ITBI)

Em São Paulo a alíquota é de 3%.

Registro imobiliário

O Valor do registo imobiliário é calculado com base no valor do leilão e nas tabelas de custos de cada estado onde o imóvel está registado. As vezes esse valor é cobrado a maior pelas prefeituras, mas você pode contatar um advogado especialista e buscar na justiça a devolução desse valor.

Honorários de Assessoria e Consultoria Jurídica em Leilão

você com a de um advogado, para ter mais segurança e acompanhar todas as etapas desde a análise do leilão, edital, habilitação, imissão na posse, cauções e demais tramites, na aquisição de imóveis de leilão, deverá considerar os honorários do advogado.

Os honorários variam de acordo com o profissional contratado.

Nas assessorias completas, desde a busca de oportunidades que condizem com o perfil do cliente e seu patamar a ser investido, análise do edital , expedição de carta de arrematação, emissão das guias para recolhimento pelo cliente até a imissão na posse, cobram um percentual do preço do leilão.

Também pode ser cobrado o serviço de forma pontual: quando o cleinte executa as etapas anteriores sozinho e precisa do advogado para a expedição da carta de sentença e imissão na posse, ou pra cancelar ônus gravados na matrícula do imóvel. ou pra resolver algum problema no registro do imóvel junto ao registro de imóveis.

Custos para legalizar a propriedade

Incluem-se nesta etapa os emolumentos notariais para a legalização do registro, como a retirada de encargos e os registros necessários. Além disso, é importante verificar a partir do edital se há responsabilidade por IPTU, dívida condominial, multas.

 Todos esses gastos devem ser verificados antecipadamente para garantir a viabilidade financeira. Assim é possível saber qual seria o lucro na arrematação e se ela realmente é interessante.

Precisa de ajuda em questões condominiais? Conte a Dra. Roberta e sua equipe para defender seus direitos.

 

Veja também:

Abrir bate-papo
Olá! Podemos ajudá-lo?