leilão de imóveis

5 erros mais comuns em leilão de imóveis

O leilão de imóveis é uma forma de venda de propriedade imóvel (casas, terrenos, apartamentos) de um devedor em que o valor arrecadado é utilizado para pagar dívidas com credores.

 O leilão é intermediado por um leiloeiro credenciado, na maioria das vezes de forma virtual, e oferece oportunidades para compradores encontrarem bons negócios, com valores descontados em relação ao mercado.

 

Mas para participar do leilão é necessário fazer análise de edital, do imóvel, enfim conhecer os procedimentos.

Assim, listamos os erros mais comuns cometidos pelos participantes de leilão de imóveis.

1. NÃO VERIFICAR A DOCUMENTAÇÃO

A verificação de documentos é uma das etapas mais importantes. É neste momento que o licitante verá em que circunstâncias o imóvel está sendo vendido; Ter experiência nessa verificação documental é o grande diferencial na hora de estabelecer os parâmetros de uma boa arrematação.

Analisamos o conjunto de documentos necessários à matrícula do imóvel e suas dependências cadastradas, os débitos de IPTU, débitos condominiais, penhoras e cauções averbadas, etc.

2. NÃO ANALISAR O EDITAL COM ATENÇÃO

Edital é o documento que contém informações sobre o imóvel suas características, avaliação, lance mínimo e dia e horário do leilão entre outras coisas. O edital contém informações que devem ser cuidadosamente consideradas por pessoa com conhecimentos e experiência sobre o assunto. O edital é a lei do leilão, se você negliogenciá-lo, estará começando errado e poderá perder dinheiro no leilão..

3. NÃO AVALIAR O TICKET DE INVESTIMENTO ANTES DE ARREMATAR

Saiba qual seu ticket de investimentos, ou seja, a faixa de valores que pretende investir e que faz sentido pro seu negócio.

É recomendado uma pesquisa abrangente de imóveis e preços de mercado.

4. NÃO FAZER PLANEJAMENTO DE VIABILIDADE FINANCEIRA

Este é outro detalhe muito importante para ter êxito neste mercado. Calcular todos os valores adicionais, como os 5% do leiloeiro, os honorários do advogado (caso faça a escolha correta de contratar um), os valores do imposto ITBI, averbação na matricula, assim você poderá ponderar até quanto está disposto a dar lances e concorrer no leilão de imóveis.

5. NÃO CONTRATAR ASSESSORIA JURÍDICA EM LEILÃO DE IMÓVEIS

Observando as informações acima, é possível perceber os benefícios de ter um especialista em leilões auxiliando o arrematante durante todo o processo de leilão.

A assessoria jurídica, te faz ganhar tempo e evitar perder dinheiro em leilões ruins.

O Especialista pode ajudar a encontrar o leilão certo para o perfil e ticket do cliente.

Analisa-se o conjunto de documentos necessários à matrícula do imóvel e suas dependências cadastradas, os débitos de IPTU , débitos condominiais, penhoras e cauções averbadas, etc.

Verifica-se a viabilidade econômica do negócio, evitando “ aventuras” onerosas ao cliente.

Assessoria jurídica em leilões de imóveis é um investimento, pois lhe trará segurança e evitaram transtornos e ônus desnecessários.

 

Ficou com dúvidas? Precisa de assessoria em leilão de imóveis? Fale conosco pelo whatsapp.

Abrir bate-papo
Olá! Podemos ajudá-lo?